Artigos

Em que voce é excelente? Em que voce é muito bom?

Em que voce é excelente? Em que voce é muito bom?

Há bens que são preciosos, que precisamos cuidar e preservar, não é? O tempo é um bem preciso! bem que não volta; não se renova. Então temos que saber medi-lo para usar bem… Já leram Atos dos Apóstolos?? Atos dos Apóstolos – atitudes dos apóstolos, o que eles fizeram ao longo da vida. (At 9:32)

Pense um pouco sobre Pedro, Dorcas, e sobre você!

Pedro passava por toda a parte (At 9:32). No livro de Atos, isto refere-se à evangelização (At 8:4). Depois de evangelizar os samaritanos (At 8:14,25), Pedro fez viagens na região da judéia; lembram desse Pedro, né?? O que negou, cortou a orelha, queria que caisse fogo do céu… esse Pedro estava evangelizando por onde passava!!

Lida (At 9:32) e Jope (actual Jafa, ao sul de Tel-Aviv, At 9:36) ficavam a algumas dezenas de quilômetros de Jerusalém.

Os cristãos de Lida (At 9:32) e de Jope (At 9:41) são chamados santos no texto. A palavra grega “hagios” traduzida por santo em português significa não só “separado” mas, “diferente”. Portanto, basicamente, o cristão é uma pessoa diferente das pessoas que simplesmente pertencem a este mundo.

Essa diferença consiste em que?? – Consiste na graça de Deus que nos chama para a salvação e para sermos os agentes dos Seus propósitos no mundo – devemos ser aqueles que demonstram a vida de Deus com a nossa vida!! concorda ou não??

E… Dorcas?

Dorcas vivia em Jope, parte de Tel-Aviv, era uma cristã, porém não sabemos como se converteu. Seus amigos gregos chamavam-na Dorcas, mas os amigos hebreus lhe davam o nome de Tabita. Ambos os nomes significam gazela (nome doce, carinhoso..). Talvez ela fosse viúva ou solteira, o texto não diz, mas o texto deixa claro que Dorcas era amada, respeitada e que faria muita falta na vida daquelas pessoas… Dorcas fazia boas obras, cuidava das viuvas e pobres, Dorcas ajudava quem precisava com o que tinha a mão!!

Dorcas é o simbolo de uma mulher que usou de suas habilidades naturais para auxiliar as pessoas em suas necessidades temporais e espirituais. A agulha nas mãos de Dorcas era tão importante como a palavra/ a pregação na boca de Pedro.

Os santos/os crentes/os seguidores de Jesus em Lida e em Jope, como Dorcas, faziam a diferença!

Eles pregavam e viviam a palavra de Deus! O amor de Deus precisa ser proclamado e demonstrado!!

O evangelho era pregado pela palavra de Pedro e pelas obras de Dorcas! Eu comecei perguntando em que você é excelente , em que vc é muito bom?? Como você está usando o recurso que não se renova chamado tempo?? Qual é a obra das suas mãos??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: